Medicina do Trabalho

Realize conosco exames clínicos, exames complementares e os laudos de sua empresa.

• Exames Clínicos
- Admissional
 

O Exame Admissional permite analisar o estado de saúde físico e mental do novo funcionário e certificar que ele está apto para exercer a função a que será destinado. É um exame médico simples e obrigatório solicitado por todas empresas que trabalham com registro em carteira, realizado por um médico com especialização em medicina do trabalho, pois é ele quem identifica doenças ocupacionais.

 
- Periódico
 

O Exame Periódico é realizado em prazos pré-determinados pelo Médico Coordenador do PCMSO, de acordo com os riscos ocupacionais aos quais cada funcionário está exposto em suas determinadas funções.

O Exame Periódico é composto por uma anamnese patológica completa (clínica e ocupacional) do funcionário, bem como pelo exame clínico completo. No exame Periódico são examinados os aspectos gerais de saúde do paciente visando identificar moléstias, sinais e sintomas causados ou não pelo exercício das atividades relacionadas ao trabalho, assim o Médico do Trabalho poderá constatar se o funcionário está apresentando algum problema físico/mental relacionado às suas atividades laborais.

 
- Mudança de Função
 

Quando o funcionário for alocado em uma nova função (por um remanejamento interno da organização, ou por ter recebido uma promoção) em que ficará exposto a riscos ocupacionais diferentes daqueles a que estava exposto anteriormente, é necessário a realização de um exame de mudança de função.

Como o trabalhador ficará exposto a riscos ocupacionais diferentes, além do exame clínico, serão feitos exames complementares de acordo com a determinação dos Quadros I e II da NR-7 (Audiometria, Acuidade Visual, Espirometria, Laboratoriais, EEG, ECG, Psicotécnico, Espirometria, Raio X, etc). Tais exames serão pedidos para garantir à empresa contratante que o funcionário poderá (ou não) realizar uma nova atividade laboral (em termos médicos).

- Retorno ao Trabalho
 

O exame de retorno ao trabalho deve ser realizado quando o funcionário fica afastado de sua função por motivo de doença, acidente de natureza ocupacional ou não e parto. Ele deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho quando esse funcionário esteja ausente no período igual ou superior a trinta dias. Vale ressaltar que quando o funcionário retorna de um período de férias, ele não precisa realizar o exame de Retorno ao Trabalho.

 
- Demissional
 

O exame demissional é obrigatoriamente realizado até a data da homologação do funcionário desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 90 dias (para empresas de grau de risco 3 e 4 – Quadro I da NR-4) e até 135 dias da data da sua demissão (para empresas de grau de risco 1 e 2 – Quadro I da NR-4 . Caso contrário, tal exame torna-se dispensável e a empresa poderá utilizar este último exame para a homologação na sua demissão.

 
 
• Exames Complementares
- Audiometria
- Eletroencefalograma
- Eletrocardiograma
- Acuidade Visual
- Raio-x Tórax
- Glicose
- Hemograma Completo
- Hexanodiona
- VDRL
- Espirometria
- Coprocultura
- Ácido Mandélico
- Glicemia
- PPF
- Ácido Hipírico
- Ácido Metil Hipírico
- Entre outros
 
• Laudos
- PPP
- PCMSO 
- PPRA 
- PCMAT
- Avaliação Ergonômica 
- LTCAT
- Laudo Pericial
- Laudo de Insalubridade 
- Laudo de Periculosidade 
- Laudo de Instalações Elétricas 
- Laudo de Pará Raios 
- Laudo / Inspeção de Vasos de Pressão (Compressores e Caldeiras) 
Temos uma equipe competente de médicos e enfermeiros!